A COMPLEXIDADE TERNÁRIA DO UNIVERSO E DE TODAS AS COISAS: A TRINDADE UNIVERSAL
Capítulos VIII a IX - parte I
Quando das primeiras notas utilizei-me da 1ª primeira pessoa do singular - "eu" ao longo de todo o texto posterior, utilizei-me da 1ª pessoa do plural, posto que eu e o Universo somos hum, eu e Deus somos hum (Eu e o pai somos um, mas o pai é melhor que eu... Jesus) e, eu e você caro leitor somos hum quando nos afinizamos através das mesmas correntes de pensamentos, isto ocorre pelo simples fatos de pensarmos semelhantemente.
Peço-vos o obséquio da compreensão para me utilizar novamente do "eu" dirigindo-me neste momento em especial aos que não comungam conosco a mesma corrente de pensamento, a mesma forma de conceber a realidade a partir da idéia de que "Deus é o centro do Universo".
A primeira idéia que ocorre é que o pensamento retrata uma concepção panteísta, ora muito bem. Devo alertar-lhes porém que o conceito universo do ponto de vista da ciência racional é: universo (u.ni.ver.so) sm 1 O espaço e todas as estrelas, planetas e formas de matéria nele existentes; cosmo. 2 Fig. Meio, mundo: o universo musical.[1] No entanto:
ENCIC.: O conceito de universo tem variado enormemente através do tempo, tanto em termos filosóficos quanto astronômicos. Ainda inatingível em sua totalidade pelo saber e tecnologia, à medida que aumenta o conhecimento do universo, aumenta também a percepção da enormidade do que não se sabe, imprimindo caráter conscientemente não definitivo a teoria e descrições. Assim mesmo, é curioso que tanto Parmênides, no século IV a.C. quanto Einstein, 25 séculos depois, tenham concebido o universo como uma esfera (sem definir, contudo, o que haveria além dela). Durante estes séculos, Copérnico concebeu um universo heliocêntrico (com o sol no centro) em lugar de geocêntrico (com a Terra no centro), como supunham os antigos. Newton introduziu a noção das leis físicas atuando na mecânica celeste, baseado na idéia de Aristóteles de que tempo e espaço são entidades e valores absolutos. Einstein introduziu a noção da relatividade de tempo e de espaço, pois só na relação entre eles é que são perceptíveis. O universo-esfera de einstein não é infinito; tem um raio de 35 trilhões de anos-luz. (CALDAS 2004 p. 767)
Perguntaria: - o que isto efetivamente tem a haver com o assunto? Nota-se que o conceito de universo tem variado ao longo do tempo e o que pode ser concebido dentro da ciência racional já não se aceita mais, não se pensa mais a terra como centro do universo, não se pensa mais o sol como centro do universo, isso seria absurdo, mas com certeza o sol é o centro do nosso sistema solar, a terra é centro do sistema cujo satélite é a lua. No universo einsteiniano fechado num raio de 35 trilhões de anos-luz e finito na forma esferoidal é possível atribuir-lhe um centro. Dizer que Deus está neste centro é panteísmo. Pensemos no universo infinito. Onde estaria o centro? Se ele é infinito, o centro não existe ou existe em qualquer ponto o que tiraria o seu "estatus" de centro.
Isto quer dizer tudo a que se tratou na ciência racional foi matéria. Deus não é matéria. O centro material só pode ser constituído de algo material ainda que outro estado de matéria.
Pietro Ubaldi, Sua Voz quando afirma Deus como alma do Universo, como Espírito do Universo não pode efetivamente estar se referindo à matéria. Alerto-vos da utilização da palavra Universo, grafada com U maiúsculo para diferir de qualquer um dos conceitos materialistas. Pietro e Sua Voz se utilizam da letra grega (w) (ômega) para representação de Universo (U maiúscula). Para matéria ele se utiliza da letra grega (g) (gama), para energia ele se utiliza da letra (b) (beta) e para espírito ou para Deus a letra grega (a) (alfa).
[1] AULETE, CALDAS. mini dicionário contemporâneo da língua portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira. 2004
A COMPLEXIDADE TERNÁRIA DO UNIVERSO E DE TODAS AS COISAS: A TRINDADE UNIVERSAL
Capítulos VIII a IX - parte II
O homem é a relação e harmonização de três elementos, o espírito, a energia e a matéria ou o corpo. Esta é a trindade universal realizada no homem, este é universo humano, um em diversos. O corpo que é matéria é organizado em órgãos. O nosso sistema nervoso inclusive as sinapses cerebrais são resultadas da movimentação de energia nos transmissores e neuro-transmissores e na percepção do nosso próprio eu, na consciência ou mais particularmente no nosso inconsciente, o imaterial, apenas conceito, emoção, pensamento, espírito, independente da nossa vontade, da nossa aceitação é a individuação do nosso eu, seria o "eu existo porque o meu espírito existe" e muito mais do que isto, é ele quem comanda e superintende todo o processo, negá-lo seria negar o fato de existirmos. Assim somos esta unidade ternária composta de matéria, energia e espírito.
Ora, o Universo é também matéria, e é o que mais nos rodeia impressionando nossos sentidos, mas também é energia irradiada através do som, da eletricidade, da luz, de tal forma que não podemos questionar sua existência, mas o Universo não é apenas isso. É também um corpo de leis muito bem definidas, claramente podemos perceber leis e princípios imutáveis e inteligentes. Através disso podemos conceber a existência de idéia que o dirige o que chamaremos espírito do Universo. A ciência já descobriu a relação entre os dois elementos matéria e energia como manifestação de uma só substancia. A questão agora é existe uma relação entre estes elementos e o espírito? A Grande síntese se propõe a responder a questão.
O Universo também é unidade ternária nos seus aspectos: estático, dinâmico e mecânico.
No seu aspecto Estático, a unidade-todo abarca a formação de um organismo na estruturação material que o compõe na correspondência e coordenação em um objetivo comum de todas as suas partes. Aqui temos então, matéria, estrutura ou forma do Universo.
No seu aspecto Dinâmico, temos o vir a ser, o movimento, a trajetória. Movimento que coordena as partes em funcionamento em objetivos comuns. Aqui temos a energia, as irradiações, o dinamismo do Universo.
No aspecto Mecânico, temos o conjunto de leis e princípios, configurando seu aspecto mecânico. Temos aqui o espírito, a ideia, a inteligência que faz funcionar toda a estrutura harmônica.
Estes aspectos não estão isolados, fazem sentidos apenas nas suas co-relações, coesos e conexos. Tal é a idéia que anima o Um em Diversos, com todos os seus fenômenos e todos seus reinos, biológico, astronômico, físico ou químico. Esta é a unidade que permeia o Universo, a grande idéia que o governa. O Universo é ordem, é equilíbrio e alegria, a desordem, o mal, a dor só existem como partes isoladas de desordem dentro da ordem. A lei se adapta a cada fenômeno e às suas necessidades. Dentro da ordem da vida, podemos nos manifestar como desordens temporárias, dentro dos limites do nosso raio de ação. "O livre-arbítrio está sempre contido por um determinismo, que se dilata à medida que a evolução se processa".